Despesas de Funcionários¶
Existem diferentes tipos de despesas que podem ser registadas pelos seus funcionários:
Despesas de Deslocação
…
Veja como as deve registar em Odoo
Despesas de Deslocação em Viatura Própria¶
Importante
Esta app não está disponível na loja Odoo. Para ter acesso à mesma, terá que solicitar a sua instalação e ativação na sua base de dados
Configuração¶
Na app Contactos, entre no contacto respetivo e garanta que a informação está devidamente preenchida

Na aba Vendas e Compras vá à secção Diversos e preencha o campo Distância à Sede com os KMs a que esse parceiro está do seu estabelecimento
Esta informação será usada para cálculo do valor da despesa

Nota
Este campo só é visível para contactos do tipo Empresa

Na app Funcionários, entre no funcionário vá à aba Informação Privada e garanta que o campo Matrícula está preenchido


Na app de Despesas garanta que o artigo Despesas de Deslocação (Viatura Própria) está devidamente configurado. para isso vá ao menu


É importante garantir que o custo por KM está correto, como em qualquer outro artigo garanta que tem também devidamente configurados os seguintes campos:
Categoria do Artigo
Conta de Gastos
Impostos de Fornecedor
Impostos a Cliente

Utilização¶
Na app de Despesas crie uma nova despesa e na Categoria selecione Despesas de Deslocação (Viatura Própria) e o parceiro respetivo
Algumas coisas vão acontecer:
O campo Matrícula vai ser preenchido com a matrícula do Funcionário
O campo Preço Unitário vai ser preenchido com o valor por KM estipulado no artigo
O campo Quantidade vai ser preenchido com a distância do Parceiro
Dica
O campo Quantidade usa este mecanismo para automatismo. No entanto, em cada despesa pode alterar o valor para o que pretender e assim cobrir diversas outras situações como:
Deslocações de funcionários em regime remoto à empresa
Deslocações a parceiros que sejam mais do que uma viagem à sua sede ou o ponto de partida seja diferente
Outro tipo de deslocações em viatura própria de funcionários
Como esse tipo de alterações não pode ser previsto antecipadamente antes do seu acontecimento, terá de fazer a alteração manual no momento em que regista a despesa

A partir deste ponto pode tratar a despesa como um processo normal de despesas até que a mesma esteja aprovada
Depois de aprovada tem acesso ao documento de compensação por deslocações indo ao menu

