Processo Odoo¶
O processo de faturação em Odoo foi pensado para seguir sempre a mesma sequência:
Orçamentação
Emissão de Fatura
Emissão do Recibo
Correções
Nota de Crédito
Nota de Débito
Reconciliação de documentos
Por esse motivo, é aconselhado que sigam sempre o processo normalizado para evitar problemas operacionais
Operação em Odoo¶
Orçamentação¶
A orçamentação em Odoo pode ser feita em diversas apps Vendas, Compras, Subscrições e CRM
Nas apps de Vendas, Compras e Subscrições basta aceder à app respetiva e carregar no botão Novo

Na app de CRM dentro de cada lead pode carregar no botão Novo Orçamento

Depois deve preencher os campos necessários e selecionar a série documental a ser usada na orçamentação

Dica
No caso das Subscrições, terá também de selecionar o Plano de Recorrência que determina de quanto em quanto tempo serão feitas novas faturas de forma automática, bem como pode especificar uma data para o término da subscrição.

Example
Se cobra uma vez a um cliente por um serviço de 2 anos, o Plano de Recorrência deve ser de 2 anos e quantidade do serviço 1, não deve ser Plano de Recorrência anual mas quantidade a 2
Example
Se cobra mensalmente durante 2 anos por um serviço, o plano de recorrência deve ser mensal mas com uma data de término 2 anos no futuro
Descontos nos Orçamentos¶
Dica
Pode aplicar descontos no processo de Venda utilizando o botão Desconto existente para o efeito

Este botão vai disponibilizar 3 opções:
Em todas as linhas de venda, aplica um desconto percentual a cada linha do documento
Desconto global, aplica uma nova linha com um desconto percentual no final do documento (utiliza o artigo Odoo Desconto)
Valor Fixo, aplica uma nova linha com um desconto nominal no final do documento (utiliza o artigo Odoo Desconto)


Nota
O artigo Desconto é criado de forma automática da primeira vez que aplicar um Desconto Global ou de Valor Fixo na app de Vendas
Importante
As linhas de Desconto global e Valor Fixo também estão sujeitas a aplicação de impostos
Se o imposto utilizado for igual para todos os artigos, pode usar esse imposto no artigo Desconto
Se o imposto utilizado variar entre artigos, deve apenas usar um desconto de linha para cada artigo
Este é o aspeto na impressão do documento

Importante
O texto que aparece na tabela resumo, é o texto que está na descrição do artigo Desconto
Depois de aprovação do cliente/fornecedor, pode confirmar o documento e será gerada uma Nota de encomenda

Importante
A legislação portuguesa proíbe a emissão de documentos não confirmados e comunicados, pelo que se tentarem fazer impressão do documento o mesmo sairá invalidado.
Emissão de Fatura¶
Importante
Existem 3 processos para se emitir uma fatura.
O processo recomendado é emitir sempre a fatura a partir da Nota de encomenda. Que vai gerar um novo documento de fatura em rascunho.
No entanto pode ser feita uma fatura sem esta ligação se realmente for necessário.
O 3º processo é o automático, em que o próprio Odoo gera de forma autónoma a fatura para certo tipo de artigos vendidos, como as subscrições.
O processo de emissão da fatura deve então ser iniciado na Nota de encomenda e carregar no botão Criar Fatura
Na janela que abre decida o tipo de fatura que pretende criar de entre as opções:
Fatura regular
Fatura de adiantamento
Percentagem do valor total da encomenda
Valor nominal à escolha

Nota
No caso de ser uma fatura de adiantamento o aspeto será diferente e terá mais informação para preencher

Lidar com Faturas de adiantamento¶
Importante
Quando recebe o valor do seu cliente
Criar uma Fatura de Adiantamento
Criar Recibo a partir da Fatura de Adiantamento
Reconciliar o Recibo com o movimento do banco
Quando emite a fatura final
Desconciliar o Recibo da Fatura de Adiantamento
Emitir Nota de Crédito a partir da Fatura de Adiantamento para a anular
Emitir nova Fatura pelo total
Na nova Fatura associar o Recibo original
Com este processo a sua fatura final sai com o valor total, mas o montante a pagar sai apenas com o valor em falta
Depois de ter a fatura em modo de rascunho, deve preencher os campos necessários e escolher a série documental de fatura que pretende.
A maioria dos campos já vão estar preenchidos pois são herdados da Nota de encomenda.

Dica
O processo de criação de farura sem ligação a Nota de encomenda é bastante parecido, exceto em 2 pontos:
Onde se inicia o processo
A necessidade de preencher quase todos os campos de raíz
Para iniciar o processo aceda à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), vá ao menu
ouClique na opção Novo

Como os campos não são herdados de uma Nota de encomenda terão de ser preenchidos manualmente como se estivesse a criar um orçamento.
Descontos nas Faturas¶
Dica
Pode aplicar descontos diretamente no processo de Faturação adicionando uma nova linha com o artigo Odoo Desconto existente para o efeito e o valor a negativo

Nota
O artigo Desconto é criado de forma automática da primeira vez que aplicar um Desconto Global ou de Valor Fixo na app de Vendas
Importante
As linhas de Desconto também estão sujeitas a aplicação de impostos
Se o imposto utilizado for igual para todos os artigos, pode usar esse imposto no artigo Desconto
Se o imposto utilizado variar entre artigos, deve apenas usar um desconto de linha para cada artigo
Este é o aspeto na impressão do documento

Importante
O texto que aparece na tabela resumo, é o texto que está na descrição do artigo Desconto
Em seguida confirme a fatura

Veja também
Correções¶
Notas de crédito¶
Importante
Segundo as regras da AT as notas de crédito têm de estar ligadas ao documento de fatura a que dizem respeito e devem mencionar o mesmo.
Por esse motivo, as notas de crédito devem ser emitidas a partir do documento da fatura para que se cumpram as regras

Não se esqueça de mencionar o motivo para a criação da nota de crédito, que vai ser exibido na nota de crédito, bem como a norma de regularização do IVA associada à nota de crédito. Em seguida reverta o movimento da fatura
Importante
Normas de regularização de IVA são diferentes dos motivos de isenção de IVA
Veja também
As normas de regularização de IVA permitidas podem ser consultadas nos seguintes artigos do CIVA:

Devem depois ser feitos os ajustes necessários, mediante o motivo que levou à emissão da nota de crédito e confirmar o documento
Dica
Existe um tipo de nota de crédito que não precisa de estar ligado à sua fatura original, as Notas de Crédito de Rappel, estes tipos de notas de crédito só devem ser emitidos para descontos de «rappel» concedidos
Definição de desconto de «Rappel»
Um desconto “rappel” escalonado, cujo primeiro escalão se inicia na unidade (em euros, quilos, litros, etc.), é um desconto de quantidade que, nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 370/93, de 29 de Outubro, na redacção do Decreto-Lei n.º 140/98, de 16 de Maio, releva para a determinação do preço de compra efectivo, satisfeitas que se mostrem as restantes exigências de se encontrar identificado na factura ou, por remissão desta, em contratos de fornecimento ou tabelas de preços e de ser susceptível de determinação no momento da respectiva emissão.
Para poder utilizar esta funcionalidade deve:
Iniciar uma nota de crédito vazia indo a um dos menus
ou e selecionar a opção Novo


Dentro do formulário, na aba Outra Informação selecionar a opção Nota de Crédito de Rappel

Em seguida confirme a nota de crédito.

Veja também
Notas de débito¶
Importante
Segundo as regras da AT as notas de débito têm de estar ligadas ao documento de fatura a que dizem respeito e devem mencionar o mesmo.
Por esse motivo, as notas de débito devem ser emitidas a partir do documento da fatura para que se cumpram as regras. Para isso deve ir ao menu Ação e selecionar a opção Nota de Débito

Não se esqueça de mencionar o motivo para a criação da nota de débito, bem como a norma de regularização do IVA associada à nota de débito. Em seguida selecione Criar Nota de Débito
Dica
Não se esqueça de mencionar o diário onde vão ser registaddos os movimentos da nota de débito
Pode adicionar as linhas da fatura à nota de débito se, as alterações a efetuar forem em todas as linhas da fatura, selecionando a opção Copiar linhas
Importante
Normas de regularização de IVA são diferentes dos motivos de isenção de IVA
Veja também
As normas de regularização de IVA permitidas podem ser consultadas nos seguintes artigos do CIVA:

Em seguida confirme a nota de débito.

Veja também
Emissão de Recibos¶
Importante
Existem 2 processos para se emitir um recibo.
O processo recomendado é emitir sempre o recibo a partir da Fatura. Que vai gerar um novo documento de recibo e publicar o mesmo.
No entanto pode ser feita um recibo sem esta ligação se realmente for necessário.
O processo de emissão do recibo deve então ser iniciado na Fatura e carregar no botão Registar Pagamento

Em seguida deve escolher as seguintes opções:
Em que Diário vai registar o pagamento
O método de pagamento utilizado
O valor do pagamento
Os restantes campos normalmente já estão preenchidos se seguir este processo. Carregue no botão Criar pagamento

Dica
No caso de o valor a receber ser diferente do valor total da fatura, vai ter uma vista diferente onde pode escolher o que fazer com a diferença

Se optar por marcar como totalmente pago, será feito um Abatimento (Write-off) da diferença
Dica
O processo de criação de recibos sem ligação a faturas é parecido, exceto em 2 pontos:
Onde se inicia o processo
A necessidade de preencher quase todos os campos de raíz
Para iniciar o processo aceda à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), vá ao menu
ouClique na opção Novo

Como os campos não são herdados da fatura terão de ser preenchidos manualmente.
Veja também
Reconciliação de documentos¶
A reconciliação de documentos é feita de forma automática, desde que siga os processos indicados.
Nota
Em Odoo o controlo e rastreabilidade entre documentos é feito linha a linha para cada documento
Essa ligação tem diferentes estados dependendo da fase em que se encontra:
No Processo
pode ver 3 tipos de estados:
Nada a faturar - dos diversos artigos que possam existir na nota de encomenda, ainda faltam cumprir requisitos para poder faturar alguns ou a totalidade dos artigos
Para faturar - dos diversos artigos que possam existir na nota de encomenda, alguns ou a totalidade já cumprem os requisitos para poderem ser faturados
Totalmente Faturado - todos os artigos da nota de encomenda cumpriram os seus requisitos e estão faturados

No processo
, dependendo da sua versão do Odoo (Community ou Enterprise), pode ter 3 ou 4 tipos de estado respetivamente.Community¶
Na versão Community terá 3 tipos de estado nas faturas:
Não Paga - Ainda não existe qualquer documento a liquidar o valor da fatura
Parcialmente Pago - Já existe(m) algum(uns) documento(s) a liquidar a fatura, mas o(s) seu(s) valor(es) é(são) inferior(s) ao total da fatura
Pago - O(s) documento(s) associado(s) à fatura liquidam a totalidade do valor da fatura

Os tipos de documento que podem servir para liquidar valores da fatura são as notas de crédito e os recibos
Enterprise¶
Na versão Enterprise terá 4 tipos de estado nas faturas:
Não Paga - Ainda não existe qualquer documento a liquidar o valor da fatura
Parcialmente Pago - Já existe(m) algum(uns) documento(s) a liquidar a fatura, mas o(s) seu(s) valor(es) é(são) inferior(s) ao total da fatura
Em pagamento - O(s) documento(s) associado(s) à fatura liquidam total ou parcialmente o valor da fatura, mas ainda carecem de reconciliação com diário de pagamentos, pelo que o seu valor se encontra em contas transitórias
Pago - O(s) documento(s) associado(s) à fatura liquidam a totalidade do valor da fatura e a reconciliação com as contas transitórias foi feita

Os tipos de documento que podem servir para liquidar valores da fatura são as notas de crédito e os recibos
Reconciliar Provedores de Pagamentos¶
Importante
O seu Provedor de Pagamento vai receber a totalidade da fatura do seu cliente
É o recibo criado pelo Provedor de Pagamento que deve ser reconciliado com a Fatura do cliente
Dependendo se tem Odoo Community ou Enterprise o estado da fatura vai ser Pago ou Em Pagamento respetivamente, ficando no segundo caso a aguardar a reconciliação
Crie um diário do Tipo Banco para receber os movimentos do Provedor de Pagamentos, como se de um banco se tratasse
Nota
Será nesse diário que serão registados:
os recibos das faturas de clientes pelo valor da venda
os recibos das faturas de fornecedores pelo valor das comissões que paga ao provedor de pagamento
Importante
Deve tratar este diário do Provedor de Pagamentos como se fosse um diário de banco normal, pelo que deve fazer uma importação de extrato ou sincronização de movimentos
Dica
Não se esqueça de registar as faturas de fornecedores para registar as comissões pagas e de as levar a uma conta da classe 6
Deve imitir o recibo de pagamento desta fatura.
No entanto, se não fizer a fatura, deve na reconciliação do extrato do Provedor de Pagamentos, fazer um movimento manual que leve o valor das comissões a uma conta da classe 6
Quando o Provedor de Pagamentos efetuar a transferência para o seu banco, deve fazer uma transferência interna de saldos de um diário para o outro
Para tal vá ao menu do diário do Provedor de Pagamentos e selecione a opção Pagamento de Fornecedor

Ative a opção Transferência Interna
Preencha o Valor a transitar de saldo
Preencha a Data e Memorando com a informação que consta no extrado do seu banco
Preencha no Diario de Destino o diário do seu banco
Confirme o movimento

Com este movimento confirmado o saldo que até aqui estava no diário do Provedor de Pagamento, passa a estar disponível no seu diário de Banco, a aguardar a reconciliação com o extrato bancário ou sincronização da conta
Mais informação¶
Veja também
Se pretender formação mais detalhada sobre o processo Odoo contacte a Exo Software.
Comunicação por API¶
É possível fazer a comunicação de documentos através de API em vez de serem gerados pelo utilizador no Odoo.
Para essa finalidade são instalados módulos ou apps específicos que lhe permitirão continuar a usar o seu sistema atual, mas ter o Odoo como a ferramenta de backend.
Estes módulos ou apps podem já existir ou ser personalizados às necessidades do utilizador pela nossa equipa técnica.
As configurações de API são feitas numa fase inicial, entre os departamentos técnicos da Exo Software e da sua entidade, para que tudo fique a funcionar corretamente e o utilizador não tenha de se preocupar com o processo.