Processo Odoo

O processo de faturação em Odoo foi pensado para seguir sempre a mesma sequência:

  • Orçamentação

  • Emissão de Fatura

  • Emissão do Recibo

  • Correções

    • Nota de Crédito

    • Nota de Débito

  • Reconciliação de documentos

Por esse motivo, é aconselhado que sigam sempre o processo normalizado para evitar problemas operacionais

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Operação em Odoo

Orçamentação

A orçamentação em Odoo pode ser feita em diversas apps Vendas, Compras, Subscrições e CRM

Nas apps de Vendas, Compras e Subscrições basta aceder à app respetiva e carregar no botão Novo

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Na app de CRM dentro de cada lead pode carregar no botão Novo Orçamento

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Depois deve preencher os campos necessários e selecionar a série documental a ser usada na orçamentação

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Dica

No caso das Subscrições, terá também de selecionar o Plano de Recorrência que determina de quanto em quanto tempo serão feitas novas faturas de forma automática, bem como pode especificar uma data para o término da subscrição.

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Example

Se cobra uma vez a um cliente por um serviço de 2 anos, o Plano de Recorrência deve ser de 2 anos e quantidade do serviço 1, não deve ser Plano de Recorrência anual mas quantidade a 2

Example

Se cobra mensalmente durante 2 anos por um serviço, o plano de recorrência deve ser mensal mas com uma data de término 2 anos no futuro

Descontos nos Orçamentos

Dica

Pode aplicar descontos no processo de Venda utilizando o botão Desconto existente para o efeito

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Este botão vai disponibilizar 3 opções:

  • Em todas as linhas de venda, aplica um desconto percentual a cada linha do documento

  • Desconto global, aplica uma nova linha com um desconto percentual no final do documento (utiliza o artigo Odoo Desconto)

  • Valor Fixo, aplica uma nova linha com um desconto nominal no final do documento (utiliza o artigo Odoo Desconto)

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Nota

O artigo Desconto é criado de forma automática da primeira vez que aplicar um Desconto Global ou de Valor Fixo na app de Vendas

Importante

As linhas de Desconto global e Valor Fixo também estão sujeitas a aplicação de impostos

Se o imposto utilizado for igual para todos os artigos, pode usar esse imposto no artigo Desconto

Se o imposto utilizado variar entre artigos, deve apenas usar um desconto de linha para cada artigo

Este é o aspeto na impressão do documento

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Importante

O texto que aparece na tabela resumo, é o texto que está na descrição do artigo Desconto

Depois de aprovação do cliente/fornecedor, pode confirmar o documento e será gerada uma Nota de encomenda

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Importante

A legislação portuguesa proíbe a emissão de documentos não confirmados e comunicados, pelo que se tentarem fazer impressão do documento o mesmo sairá invalidado.

Revisões de Orçamentos

A AT não permite alterar documentos já emitidos. No entanto, existe uma necessidade real de se alterar documentos já enviados a clientes, pelo que fizemos uma adaptação de um módulo OCA às regras portuguesas, de forma a poder ter uma funcionalidade semelhante a versões de orçamentos, mas cumprindo os requisitos legais da AT

Emissão de Fatura

Importante

Existem 3 processos para se emitir uma fatura.

O processo recomendado é emitir sempre a fatura a partir da Nota de encomenda. Que vai gerar um novo documento de fatura em rascunho.

No entanto pode ser feita uma fatura sem esta ligação se realmente for necessário.

O 3º processo é o automático, em que o próprio Odoo gera de forma autónoma a fatura para certo tipo de artigos vendidos, como as subscrições.

O processo de emissão da fatura deve então ser iniciado na Nota de encomenda e carregar no botão Criar Fatura

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Na janela que abre decida o tipo de fatura que pretende criar de entre as opções:

  • Fatura regular

  • Fatura de adiantamento

    • Percentagem do valor total da encomenda

    • Valor nominal à escolha

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Nota

No caso de ser uma fatura de adiantamento o aspeto será diferente e terá mais informação para preencher

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Depois de ter a fatura em modo de rascunho, deve preencher os campos necessários e escolher a série documental de fatura que pretende.

A maioria dos campos já vão estar preenchidos pois são herdados da Nota de encomenda.

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Dica

O processo de criação de farura sem ligação a Nota de encomenda é bastante parecido, exceto em 2 pontos:

  • Onde se inicia o processo

  • A necessidade de preencher quase todos os campos de raíz

Para iniciar o processo aceda à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), vá ao menu Clientes ‣ Faturas ou Fornecedores ‣ Faturas de Fornecedores

Clique na opção Novo

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Como os campos não são herdados de uma Nota de encomenda terão de ser preenchidos manualmente como se estivesse a criar um orçamento.

Descontos nas Faturas

Dica

Pode aplicar descontos diretamente no processo de Faturação adicionando uma nova linha com o artigo Odoo Desconto existente para o efeito e o valor a negativo

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Nota

O artigo Desconto é criado de forma automática da primeira vez que aplicar um Desconto Global ou de Valor Fixo na app de Vendas

Importante

As linhas de Desconto também estão sujeitas a aplicação de impostos

Se o imposto utilizado for igual para todos os artigos, pode usar esse imposto no artigo Desconto

Se o imposto utilizado variar entre artigos, deve apenas usar um desconto de linha para cada artigo

Este é o aspeto na impressão do documento

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Importante

O texto que aparece na tabela resumo, é o texto que está na descrição do artigo Desconto

Em seguida confirme a fatura

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Faturas de adiantamento

Clientes
Processo iniciado em Odoo

Importante

Garanta que tem um artigo com a seguinte configuração

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Em seguida complete as configurações de Vendas do Odoo com o respetivo artigo e impostos

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Esta configuração vai garantir que, na contabilidade, é usada a conta correta para adiantamentos, bem como o imposto aplicado e respetivos mapeamentos, também são os corretos

Adiantamentos Nacionais, Intracomunitários B2C ou Extracomunitários

A partir de uma Nota Encomenda (NE) gere a fatura do adiantamento, defina se é por valor percentual ou nominal e a respetiva percentagem ou valor absoluto recebido, criando em seguida o rascunho da fatura de adiantamento

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Nota

Serão geradas tantas linhas de adiantamento quantos impostos existam na NE

Esses impostos serão mapeados para o imposto OBS (Adiantamento) respetivo da configuração que fez na app Vendas

Confirme a Fatura e emita o respetivo Recibo para formalizar o recebimento

Nota

Após a emissão do recibo, na sua contabilidade ficará com o saldo nas respetivas contas:

  • Crédito na 218, pelo valor do adiantamento

  • Crédito na 2433, pelo valor do IVA

  • Débito na conta tesouraria do recibo, pelo recebimento do dinheiro

Quando for emitir a Fatura final, deve seguir o procedimento padrão, o adiantamento será regularizado na própria fatura

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A fatura final fará menção da(s) fatura(s) do(s) adiantamento(s) que foram regularizados, bem como do subtotal dos adiantamentos

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A partir deste ponto o processo é o normal para a emissão do recibo da fatura final

Nota

Contabilisticamente, são regularizadas as contas de impostos e adiantamentos como esperado

Adiantamentos Intracomunitários B2B

Nota

Nestes casos não deve usar a fatura de adiantamento, pelo que sugerimos a utilização da app da OCA Sale Advance Payment (sale_advance_payment) no entanto, esta app não está preparada para as especificidades das regras portuguesas, pelo que precisará de uma app complementar que estamos a desenvolver para o efeito

Importante

De momento e visto que a nossa app complementar ainda não está desenvolvida, sugerimos que usem o mesmo método como se estivesse a fazer para um cliente Nacional

Isto porque apesar de não ser o recomendado pela AT, não é um impeditivo usar a fatura de adiantamento para estes casos

Processo iniciado fora do Odoo

Este é o processo correto usando a Nota Crédito como regularizador, quando não tem a venda feita em Odoo

Ainda não emitiu a Fatura de Adiantamento

  • Criar uma Fatura de Adiantamento

  • Criar Recibo a partir da Fatura de Adiantamento

  • Reconciliar o Recibo com o movimento do banco

Já emitiu a Fatura de Adiantamento, mas não a Fatura final

  • Emitir Fatura final pelo valor total dos artigos

  • Emitir Nota de Crédito para regularizar o Adiantamento

  • Garantindo que a Nota de Crédito está associada à Fatura emitir o PDF e respetivo Recibo

  • Reconciliar o Recibo com o movimento do banco

Já emitiu a Fatura final

  • Emitir Nota de Crédito para regularizar o Adiantamento

  • Decida se vai devolver o dinheiro, ou se vai usar a NC para regularizar pagamento futuro

  • Proceda respetivamente com devolução o dinheiro e reconciliando no banco, ou deixando a NC pendente em sistema

Com este processo a sua fatura final sai com o valor total, mas o montante a pagar sai apenas com o valor em falta

Fornecedores

Documentação em breve

Veja também

Se tiver dúvidas pode sempre pedir um esclarecimento aos nossos consultores

Correções

Notas de crédito

Importante

Segundo as regras da AT as notas de crédito têm de estar ligadas ao documento de fatura a que dizem respeito e devem mencionar o mesmo.

Por esse motivo, as notas de crédito devem ser emitidas a partir do documento da fatura para que se cumpram as regras

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Não se esqueça de mencionar o motivo para a criação da nota de crédito, que vai ser exibido na nota de crédito, bem como a norma de regularização do IVA associada à nota de crédito. Em seguida reverta o movimento da fatura

Importante

Normas de regularização de IVA são diferentes dos motivos de isenção de IVA

Veja também

As normas de regularização de IVA permitidas podem ser consultadas nos seguintes artigos do CIVA:

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Devem depois ser feitos os ajustes necessários, mediante o motivo que levou à emissão da nota de crédito e confirmar o documento

Dica

Existe um tipo de nota de crédito que não precisa de estar ligado à sua fatura original, as Notas de Crédito de Rappel, estes tipos de notas de crédito só devem ser emitidos para descontos de «rappel» concedidos

Definição de desconto de «Rappel»

Um desconto “rappel” escalonado, cujo primeiro escalão se inicia na unidade (em euros, quilos, litros, etc.), é um desconto de quantidade que, nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 370/93, de 29 de Outubro, na redacção do Decreto-Lei n.º 140/98, de 16 de Maio, releva para a determinação do preço de compra efectivo, satisfeitas que se mostrem as restantes exigências de se encontrar identificado na factura ou, por remissão desta, em contratos de fornecimento ou tabelas de preços e de ser susceptível de determinação no momento da respectiva emissão.

Para poder utilizar esta funcionalidade deve:

  • Iniciar uma nota de crédito vazia indo a um dos menus Clientes ‣ Notas de Crédito ou Fornecedores ‣ Reembolsos e selecionar a opção Novo

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  • Dentro do formulário, na aba Outra Informação selecionar a opção Nota de Crédito de Rappel

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Em seguida confirme a nota de crédito.

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Notas de débito

Importante

Segundo as regras da AT as notas de débito têm de estar ligadas ao documento de fatura a que dizem respeito e devem mencionar o mesmo.

Por esse motivo, as notas de débito devem ser emitidas a partir do documento da fatura para que se cumpram as regras. Para isso deve ir ao menu Ação e selecionar a opção Nota de Débito

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Não se esqueça de mencionar o motivo para a criação da nota de débito, bem como a norma de regularização do IVA associada à nota de débito. Em seguida selecione Criar Nota de Débito

Dica

Não se esqueça de mencionar o diário onde vão ser registaddos os movimentos da nota de débito

Pode adicionar as linhas da fatura à nota de débito se, as alterações a efetuar forem em todas as linhas da fatura, selecionando a opção Copiar linhas

Importante

Normas de regularização de IVA são diferentes dos motivos de isenção de IVA

Veja também

As normas de regularização de IVA permitidas podem ser consultadas nos seguintes artigos do CIVA:

../../_images/v17_createDebitNote2.png

Em seguida confirme a nota de débito.

../../_images/v17_confirmDebitNote.png

Emissão de Recibos

Importante

Existem 2 processos para se emitir um recibo.

O processo recomendado é emitir sempre o recibo a partir da Fatura. Que vai gerar um novo documento de recibo e publicar o mesmo.

No entanto pode ser feita um recibo sem esta ligação se realmente for necessário.

O processo de emissão do recibo deve então ser iniciado na Fatura e carregar no botão Registar Pagamento

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Em seguida deve escolher as seguintes opções:

  • Em que Diário vai registar o pagamento

  • O método de pagamento utilizado

  • O valor do pagamento

Os restantes campos normalmente já estão preenchidos se seguir este processo. Carregue no botão Criar pagamento

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Dica

No caso de o valor a receber ser diferente do valor total da fatura, vai ter uma vista diferente onde pode escolher o que fazer com a diferença

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Se optar por marcar como totalmente pago, será feito um Abatimento (Write-off) da diferença

Dica

O processo de criação de recibos sem ligação a faturas é parecido, exceto em 2 pontos:

  • Onde se inicia o processo

  • A necessidade de preencher quase todos os campos de raíz

Para iniciar o processo aceda à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), vá ao menu Clientes ‣ Pagamentos ou Fornecedores ‣ Pagamentos

Clique na opção Novo

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Como os campos não são herdados da fatura terão de ser preenchidos manualmente.

Veja também

O que é um recibo

Reconciliação de documentos

A reconciliação de documentos é feita de forma automática, desde que siga os processos indicados.

Nota

Em Odoo o controlo e rastreabilidade entre documentos é feito linha a linha para cada documento

Essa ligação tem diferentes estados dependendo da fase em que se encontra:

  • Nota de encomenda ‣ Fatura

  • Fatura ‣ Notas de crédito / Notas de débito / Recibos

No Processo Nota de encomenda ‣ Fatura pode ver 3 tipos de estados:

  • Nada a faturar - dos diversos artigos que possam existir na nota de encomenda, ainda faltam cumprir requisitos para poder faturar alguns ou a totalidade dos artigos

  • Para faturar - dos diversos artigos que possam existir na nota de encomenda, alguns ou a totalidade já cumprem os requisitos para poderem ser faturados

  • Totalmente Faturado - todos os artigos da nota de encomenda cumpriram os seus requisitos e estão faturados

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No processo Fatura ‣ Notas de crédito / Notas de débito / Recibos, dependendo da sua versão do Odoo (Community ou Enterprise), pode ter 3 ou 4 tipos de estado respetivamente.

Community

Na versão Community terá 3 tipos de estado nas faturas:

  • Não Paga - Ainda não existe qualquer documento a liquidar o valor da fatura

  • Parcialmente Pago - Já existe(m) algum(uns) documento(s) a liquidar a fatura, mas o(s) seu(s) valor(es) é(são) inferior(s) ao total da fatura

  • Pago - O(s) documento(s) associado(s) à fatura liquidam a totalidade do valor da fatura

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Os tipos de documento que podem servir para liquidar valores da fatura são as notas de crédito e os recibos

Enterprise

Na versão Enterprise terá 4 tipos de estado nas faturas:

  • Não Paga - Ainda não existe qualquer documento a liquidar o valor da fatura

  • Parcialmente Pago - Já existe(m) algum(uns) documento(s) a liquidar a fatura, mas o(s) seu(s) valor(es) é(são) inferior(s) ao total da fatura

  • Em pagamento - O(s) documento(s) associado(s) à fatura liquidam total ou parcialmente o valor da fatura, mas ainda carecem de reconciliação com diário de pagamentos, pelo que o seu valor se encontra em contas transitórias

  • Pago - O(s) documento(s) associado(s) à fatura liquidam a totalidade do valor da fatura e a reconciliação com as contas transitórias foi feita

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Os tipos de documento que podem servir para liquidar valores da fatura são as notas de crédito e os recibos

Reconciliar Provedores de Pagamentos

Importante

O seu Provedor de Pagamento vai receber a totalidade da fatura do seu cliente

É o recibo criado pelo Provedor de Pagamento que deve ser reconciliado com a Fatura do cliente

Dependendo se tem Odoo Community ou Enterprise o estado da fatura vai ser Pago ou Em Pagamento respetivamente, ficando no segundo caso a aguardar a reconciliação

Crie um diário do Tipo Banco para receber os movimentos do Provedor de Pagamentos, como se de um banco se tratasse

Nota

Será nesse diário que serão registados:

  • os recibos das faturas de clientes pelo valor da venda

  • os recibos das faturas de fornecedores pelo valor das comissões que paga ao provedor de pagamento

Importante

Deve tratar este diário do Provedor de Pagamentos como se fosse um diário de banco normal, pelo que deve fazer uma importação de extrato ou sincronização de movimentos

Dica

Não se esqueça de registar as faturas de fornecedores para registar as comissões pagas e de as levar a uma conta da classe 6

Deve imitir o recibo de pagamento desta fatura.

No entanto, se não fizer a fatura, deve na reconciliação do extrato do Provedor de Pagamentos, fazer um movimento manual que leve o valor das comissões a uma conta da classe 6

Quando o Provedor de Pagamentos efetuar a transferência para o seu banco, deve fazer uma transferência interna de saldos de um diário para o outro

Para tal vá ao menu do diário do Provedor de Pagamentos e selecione a opção Pagamento de Fornecedor

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  • Ative a opção Transferência Interna

  • Preencha o Valor a transitar de saldo

  • Preencha a Data e Memorando com a informação que consta no extrado do seu banco

  • Preencha no Diario de Destino o diário do seu banco

  • Confirme o movimento

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Com este movimento confirmado o saldo que até aqui estava no diário do Provedor de Pagamento, passa a estar disponível no seu diário de Banco, a aguardar a reconciliação com o extrato bancário ou sincronização da conta

Mais informação

Veja também

Se pretender formação mais detalhada sobre o processo Odoo contacte a Exo Software.

Documentos de Importação

No caso de ter documentos que sejam inseridos por importação deve seguir a seguinte configuração

  • Ativar a funcionalidade de escolha do Método de Origem nas Definições da app Contabilidade

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  • Criar as séries documentais de importação

  • No documento em questão, mudar o Método de Origem para Integração, isto fará com que possa escolher a série documental de Importação para o tipo de documento

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  • Preencha os campos obrigatórios na nova aba Informação Integração:

    • Data/Hora da Validação do Documento

    • Nº Documento Integrado

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  • Se o seu documento foi emitido por software certificado deve ainda preencher na mesma aba:

    • Assinatura Digital, o Hash do documento original

    • Versão da chave privada, que tem o formato aaaa.b, onde aaaa representa o certificado emissor e b a versão estes dados estão associados ao software anterior

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  • Crie o documento em Odoo com a mesma informação do software de origem

Importante

Não esqueça de verificar que a Data da Fatura e Data de Vencimento estão em conformidade

Nota

Aconselhamos à criação de um template de importação para importação de documentos em massa

Importante

É aconselhado que ao inserir documentos em Odoo, também anexe o PDF original ao documento Odoo, em alguns casos e por restrições da AT, não poderá imprimir uma nova via do documento

Essa situação acontece quando não insere os dados da validação do seu software certificado de onde importa

Caso tudo esteja devidamente preenchido, poderá gerar um novo documento no sistema que terá o seguinte aspeto

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Comunicação por API

É possível fazer a comunicação de documentos através de API em vez de serem gerados pelo utilizador no Odoo.

Para essa finalidade são instalados módulos ou apps específicos que lhe permitirão continuar a usar o seu sistema atual, mas ter o Odoo como a ferramenta de backend.

Estes módulos ou apps podem já existir ou ser personalizados às necessidades do utilizador pela nossa equipa técnica.

As configurações de API são feitas numa fase inicial, entre os departamentos técnicos da Exo Software e da sua entidade, para que tudo fique a funcionar corretamente e o utilizador não tenha de se preocupar com o processo.