POS

A ferramenta de POS agiliza a venda em loja ou restaurante e permite uma utilização mais intuitiva através de um interface mais gráfico para o operador, permitindo interagir de forma mais simples com as ferramentas existentes no backend

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Configuração

Importante

Garanta que na configuração da empresa o NIF está devidamente preenchido no formato PT123456789

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Na app de POS aceda ao menu de Configurações e crie uma nova loja

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Dê um nome à loja e decida qual dos 2 tipos de lojas POS pretende:

  • Venda de artigos em loja

  • Bar ou Restaurante

Por defeito, é assumido que são do tipo Venda de artigos em loja, para mudar para o tipo Bar ou Restaurante ative a opção respetiva

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Caso pretenda mudar o estilo posteriormente, pode fazê-lo nas configurações do POS

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Importante

Se escolher um POS do tipo Bar ou Restaurante deve ter ativa a opção de imprimir Recibo antes do pagamento

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Terá também de configurar a Série Documental para as Consultas de Mesa

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Na secção de Contabilidade deve fazer o correto preenchimento das respetivas configurações

  • Imposto de Vendas Predefinido, só é aplicado a novos produtos inseridos no catálogo, normalmente aplica o imposto já definido no produto

  • Conta Temporária Padrão, conta do Plano de Contas para documentos de clientes não definidos

  • Diários Padrão, onde serão registados os movimentos do POS

    • Notas Encomenda, diário do tipo Diversos

    • Faturas, diário do tipo Vendas

  • Tipo Doc. para Faturas, Série Documental utilizada para emissão das faturas da loja

  • Tipo Doc. Para Notas de Crédito, Série Documental utilizada para emissão de notas de crédito da loja

  • Cliente Predefinido, no caso de não existir um contacto associado este será usado, sugerimos ter Consumidor Final

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Para finalizar garanta que tem a opção de Gestão de Inventário correta:

  • No final da sessão, quando fechar a sessão vai ser feito um movimento agregado de todos os movimentos

  • Em tempo real, a cada operação que faz é feito o respetivo movimento de inventário

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Siga a opção selecionada no Tipo de Operação e garanta que a opção Desativar Auto-emissão de Guias está ativa, isto vai fazer com que os movimentos de inventário sejam finalizados e não fiquem pendentes de validação e respetiva comunicação à AT, visto ser entrega em loja e não envio para o cliente

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É também importante garantir o correto preenchimento dos artigos a ser vendidos em POS

  • Tipo de Artigo

  • Unidade de medida

  • Preço de Venda

  • Imposto a Clientes

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  • Secção de Ponto de Venda na aba Vendas da folha do Produto, incluindo se está disponível e uma categoria de organização se o pretender

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  • Contas da aba Contabilidade, a última coisa que quer é que os seus operadores não possam emitir documentos por informação em falta

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Utilização

Abrir sessão do POS

Abra a sessão da loja e caso tenha um diário do tipo Numerário será pedido que indique o saldo de abertura, pode optar por escolher o botão de contagem de dinheiro para depois ser feito o total automático

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Faturas em POS

Selecione os artigos a vender e carregue no botão Pagamento quando estiver pronto para encerrar a venda

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Selecione o Cliente (caso não selecione um será usado o que foi definido nas configurações) e os métodos de pagamento

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Depois de Validar é gerada a fatura e pode imprimir o recibo, ou enviar por email

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Notas de Crédito em POS

Importante

Para fazer uma nota de crédito de uma fatura do POS, tem de fazer a mesma dentro da app POS enquanto que a sessão está aberta, caso contrário não conseguirá fechar a sessão

Depois da sessão fechada, então sim já poderá fazer notas de crédito no backend do Odoo

Para fazer uma nota de crédito em POS deve selecionar o botão para tal, selecionar a fatura em questão e a quantidade a reduzir

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Quando estiver satisfeito carregue no botão Reembolso

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Este passo vai concluir a Nota de Crédito e fazer a sua emissão

Importante

A norma de regularização do IVA não é de preenchimento obrigatório pelo que, após encerrar a sessão, pode fazer o seu preenchimento no próprio documento diretamente no backend Odoo

Esta decisão foi tomada por 3 motivos:

  • simplificar a utilização do operador e o mesmo não ter de conhecer todas as normas existentes

  • apenas é obrigatório para a Declaração de IVA, não é exibido no documento e só existe para clientes com Contabilidade em Odoo

  • ao tentar emitir a Declaração de IVA os documentos sem esta norma preenchida irão retornar um aviso a alertar para o seu preenchimento

Em seguida deve voltar a carregar no botão pagamento para efetuar a devolução do dinheiro ao cliente, se for caso disso

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Fechar sessão no POS

Para fechar a sessão do POS basta ir ao menu geral no canto superior direito e selecionar a opção para o fazer

Importante

Não pode abrir nova sessão do POS sem concluir a sessão anterior

No caso de ter diários do tipo Numerário associados à loja, será pedido que indique o saldo. Tal como na abertura pode optar por escolher o botão de contagem de dinheiro para depois ser feito o total automático

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POS Bar/Restaurante

O funcionamento é muito similar ao de uma loja, mas com alguns acrescentos:

  • Botão Ordem para fazer o pedido para a cozinha

  • Botão Consulta de Mesa para gerar um resumo da mesa antes da emissão da fatura

  • Notão Pagamento está mais pequeno