Vendas

Hide SO Line Timesheet

Apesar de o Odoo fazer um excelente trabalho na escolha de que linha de uma Nota de Encomenda, é utilizada para registo de horas em diversas apps, com o passar do tempo, começam a existir cada vez mais opções de selecção que podem confundir o utilizador.

Com o objetivo de simplificar a vida ao utilizador, desenvolvemos esta solução, que lhe permite ocultar qualquer linha de Nota de Encomenda de artigos do tipo Serviço das possibilidades de escolha, quando já não tem uso para a mesma

Também acrescentamos algumas ferramentas de controlo e aconselhamento, para facilitar a sua utilização de registo de horas

Importante

A app apesar de funcionar como uma só, está dividida em 3 módulos independentes, conforme seja o caso de ter as apps de Apoio ao Cliente ou Field Service/Serviço de Campo instaladas, ou não

A decisão foi tomada porque sempre que utiliza registo de horas está obrigado a utilizar a app Projetos. No entanto:

  • a app de Field Service altera a app de projeto, pelo que para funcionar corretamente é preciso um add-on

  • pode utilizar a app Projeto sem utilizar a app de Apoio ao Cliente, pelo que essa vertente foi colocada num módulo próprio

Se optar por:

  • usar a app de Field Service terá de instalar 2 módulos

  • usar a app de Apoio ao Cliente terá de instalar 2 módulos

  • usar as apps Apoio ao Cliente e Field Service vai ter de instalar os 3 módulos

─── ✦ ───

Configuração

Em qualquer artigo onde o Tipo de Artigo seja Serviço, vai ter disponível um novo campo Ocultar

Esta opção define qual o comportamento por defeito a aplicar ao produto quando este é usado numa linha de Nota de Encomenda:

  • Ativo, não vai aparecer como opção nos registos de horas

  • Inativo, vai aparecer como opção nos registos de horas

../../_images/v17_solConfiguration01.png ../../_images/v17_solConfiguration02.png

Dica

É altamente aconselhado que a Unidade de Medida para os artigos a utilizar em Registo de Horas seja Horas, apesar de o Odoo conseguir internamente fazer a conversão de tempos desde que pertença à mesma Categoria de Unidade de Medida, essa conversão não aparece visivél em todas as vistas

Para que funcione em Apoio ao Cliete tem de ativar duas opções nas definições da equipa e para funcionar em Projetos ou Field Service tem de ativar as mesmas definições nas configurações do projeto:

  • Registos de Horas, vai permitir registar horas em tickets ou tarefas

  • Cobrança de Tempo, vai permitir ligar esses registos de horas a linhas de notas de encomenda para faturação

../../_images/v17_solConfiguration03.png

Utilização

Nos registos de horas vai poder selecionar, ou não, a linha de nota de encomenda dependendo se, a opção está inativa ou ativa respetivamente

Se a opção de ocultar estiver inativa

../../_images/v17_solHowTo01.png

Se a opção de ocultar estiver ativa

../../_images/v17_solHowTo02.png

Dica

Ocultar ou não uma linha de nota de encomenda, é algo que pode fazer mesmo depois do documento estar confirmado e faturado, pois não tem impacto fiscal, é apenas uma melhoria operacional

Na app de Vendas tem acesso a uma nova funcionalidade em Relatórios ‣ Controlo Registo Horas

../../_images/v17_solReport01.png

Esta vista já vem com um filtro aplicado para lhe mostrar apenas as Linhas de Notas de Encomenda Ativas para uso em Registo de Horas, e com isso ajudar ao seu controlo

Nota

  • Tem um resumo rápido de horas encomendadas, entregues e restantes

  • As horas restantes têm uma formação condicional quando esgotadas ou ultrapassadas

  • Barra de progresso para ajuda visual no controlo

  • Pode ocultar as linhas gastas diretamente deste relatório

  • Tem um resumo rápido de horas faturadas e por faturar

  • As horas a faturar têm uma formatação condicional quando disponíveis, para que não se esqueça

../../_images/v17_solReport02.png

Nas apps que lidam com registos de horas (Projeto, Field Service, Apoio ao Ciente), vai ter acesso a um novo Smart Button para acesso direto às linhas de notas de encomenda do cliente em questão

../../_images/v17_solSmartButton01.png

Importante

Lembre-se que a política do Odoo para faturação de Registos de Horas:

  • Se a linha com o Item de Nota de Encomenda estiver preenchido, é para faturar

  • Se a linha com o Item de Nota de Encomenda estiver vazio, não é para faturar

Acrescentamos também uma nova coluna em todos os registos de horas para que possa diferenciar os tipos de linhas:

  • Faturável, tal como a regra Odoo estes registos já têm linha de NE associada

  • Não Faturável, tal como na regra Odoo estes registos não têm linha de NE associada porque efetivamente não são para associar

  • Para Faturar, não têm linha de NE associada porque a mesma está gasta ou ainda não existe mas queremos efetivamente vir a faturar este registo

../../_images/v17_solHowTo03.png