Autofaturação

Este processo permite que o cliente emita faturas em nome do fornecedor, está obrigado a cumprir diversos critérios e é útil nos casos em que o fornecedor possa não ter infraestrutura para lidar com a burocracia, enquanto que o cliente já possui essa infraestrutura.

Veja como operacionalizar este processo em Odoo com a Localização PT+

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Configuração

Como para diversas outras situações é preciso primeiro instalar o nosso módulo dedicado, neste caso para autofaturação chamado Portugal - Self-billing.

Com o módulo instalado vai passar a ter acesso a novos campos na ficha de contacto do parceiro.

Navegue para a ficha de contacto de um parceiro com o qual pretende iniciar o processo de autofaturação, na aba Compras & Vendas ative a opção de Auto-Faturação

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Dica

Deve ter reparado que por baixo da opção de Auto-faturação existe uma opção para tipo de entidade. Esta opção só existe se o parceiro em questão tiver selecionado um país que não seja Portugal

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As opções para este campo são:

  • Fornecedor Não-nacional

  • Comprador Não-nacional

Também nesta janela pode criar logo as séries documentais que vai utilizar para faturas (+ TDF Fatura) e notas de crédito (+ Refund FDT) do parceiro

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Em seguida deve seguir o processo normal de criação de uma nova Série Documental, vários campos já vão estar preenchidos com a informação necessária, pelo que preste atenção ao processo

Importante

Quando chegar ao passo de Registar a série documental, pare, esse passo só deve ser efetuado depois de validar a existência de um contrato válido entre as partes

Mais à frente nesta documentação vai ser dito quando deve completar esse passo

Dica

Sempre que carregue neste botão vai ser criada uma nova série documental para o parceiro.

Se predenter editar uma já existente, deve aceder às Séries Documentais na à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), ir ao menu de Configuração e no separador Faturação selecione a opção Séries Documentais.

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Em seguida, garanta que tem o parceiro correto e valide junto da AT que o acordo entre as partes está registado, para tal carregue no botão Check Agreement

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Abre uma nova janela para validação de dados:

  • Estado do contrato (opções são Enable e Disable), permite simplificar se a procura é por contratos ativos ou contratos já inativados

  • Data Inicial do contrato

  • Data Final do contrato

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Seleciono o botão Comunicar e será feita uma verificação em tempo real com os servidores da AT para validar a existência de um contrato válido entre as duas partes.

Importante

Pode agora retomar o registo da série documental junto da AT para que a mesma fique disponível para utilização

Faturação

Concluídas as configurações, está agora em condições de começar a emitir faturas e notas de créditos em regime de autofaturação

Aceda à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), vá ao menu Fornecedores ‣ Faturas de Fornecedores e selecione a opção Novo.

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O processo de preenchimento da autofatura é semelhante ao processo normal de emissão de fatura

As únicas diferenças estão centradas no facto de ter de escolher um fornecedor que tenha o processo de autofaturação ativo nas suas definições de contacto, tem de especificar que a fatura é de autofaturação e tem de selecionar a Série Documental correta para autofaturação a esse fornecedor

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O processo de criação de nota de crédito também é identico ao processo normal de emissão de nota de crédito, com os mesmos acrescentos mencionados acima para as faturas de autofaturação

Emissão de SAF-T

Existem 3 formas de poder fazer este processo de emissão:

  • Automatismo

  • Manual em lote

  • Manual individual

Dica

Para utilizar o nosso automatismo de gerar e enviar o(s) seu(s) SAF-T de autofaturação ao(s) parceiro(s) consulte o nosso serviço

Além do nosso automatismo pode optar por periodicamente fazer o processo de forma mais manual, para isso aceda à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), vá ao menu Relatórios ‣ Portugal e selecione a opção Enviar SAF-T Auto-Faturação

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Vai abrir uma nova janela onde pode definir a Data Inicial e Data Final do período a que se refere o SAF-T, a opção Enviar Faturas vai permitir anexar ao email o PDF com as faturas que foram emitidas em nome do parceiro.

A listagem Parceiro é dinâmica e vai auto-preencher com os parceiros que tiveram documentos de autofaturação emitidos no período em questão

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Nota

Pode alterar manualmente os parceiros que aparecem nesta listagem

Dica

A opção de Exclude Successful Exports serve para que possa os casos em que algum dos SAF-T criados ter saído com erro e precisar de re-emitir, assim pode excluir os que já foram gerados e enviados sem erros e evitar a duplicação do envio

Em seguida carregue na opção Enviar SAF-T

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A última opção que existe é a mesma que quando gera o seu SAF-T normal, para isso aceda à app Faturação / Contabilidade (dependendo respetivamente se tem versão Community ou Enterprise do Odoo), vá ao menu Relatórios ‣ Portugal e selecione a opção Exportar SAF-T

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Na janela que se abre, selecione o Tipo de SAF-T como Auto-faturação e indique o parceiro para o qual pretende emitir o SAF-T e em seguida selecione Exportar XML

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O resto do processo é igual à emissão normal de um SAF-T