Website

Portal Personal Data

Com a crescente preocupação com a segurança dos dados e da informação, a Exo Software desenvolveu uma app que lhe permite controlar em cada utilizador de portal o grau de acesso que o mesmo tem.

─── ✦ ───

Importante

Esta app não está disponível na loja Odoo, para ter acesso à mesma terá de pedir aos nossos serviços que façam a sua instalação e ativação na sua base de dados

Veja os passos que se seguem para saber como a utilizar

Nativamente, o Odoo permite que qualquer utilizador de portal tenha acesso a toda a informação, sua e da empresa a que esteja associado.

Esta app está preparada para que facilmente possa controlar esse acesso utilizador a utilizador, de forma muito simples em várias temáticas como:

  • Faturas, Notas de Crédito/Débito

  • Tickets de Apoio ao cliente

  • Tarefas de Projetos

  • Orçamentos e Notas de Encomenda

  • Registo de Horas

Importante

Ao instalar a app todos os seus contactos passarão ao estado restrito só podendo ver os seus próprios documentos/registos em todas as temáticas acima referidas.

Esta decisão foi tomada, de forma a prevenir esquecimentos em contactos já existentes. A motivação da decisão foi que o interesse numa app deste género, demonstra interesse em prevenção, pelo que é preferível restringir todos, do que alguém ter acesso indevido a dados/informação que não devia.

No entanto, como vai poder ver mais adiante, pode retornar ao visionamento padrão, temática a temática em cada utilizador.

Configurar

Na app de Configurações aceda à opção Manage Users e selecione o utilizador que vai fazer esta gestão. Em seguida navegue para a aba Permissões de Acesso e ative a opção Acesso Gestão de Portal

../../_images/v17_appSettings.png ../../_images/v17_manageUsers.png ../../_images/v17_accessRights01.png ../../_images/v17_accessRights02.png

Utilizar

Se pretender restituir o comportamento padrão do Odoo para alguma temática em específico, vá à app de Contactos selecione um dos seus contactos, na aba Portal remova o visto a uma vou várias das opções que pretende restituir

../../_images/v17_appContacts.png ../../_images/v17_portalPersonalData.png

A partir deste momento o utilizador vai poder ver todos os documentos/registos associados a si ou à sua empresa para a(s) temática(s) em causa

Nota

Um visto ativo, significa que o acesso é restrito

Sem visto, significa que o acesso é global

Dica

Para que um documento ou registo seja considerado como pertencente ao utilizador de portal e o mesmo tenha acesso, quando a restrição está aplicada, basta ser o cliente ou seguidor do documento/registo